data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Após dias de muita chuva em Santa Maria, o mês de outubro se encerra como segundo mais chuvoso dos últimos 58 anos na história da cidade (levantamento compara volumes de chuva registrados nos meses de outubro desde 1961). De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o volume de chuva, na manhã desta quinta-feira, totalizou 455,4 milímetros. O valor é mais que o dobro previsto para o mês inteiro, 173 mm.
Homem fica ilhado em carro e é resgatado por bombeiros em Restinga Sêca
Conforme Verardo, em 1997, a cidade teve o mês de outubro mais chuvoso: foram 476 milímetros segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão aponta que é possível a ocorrência de temporais, com queda de granizo, até a metade da próxima semana. O risco maior, conforme Verardo, é até a tarde de sábado, quando a temperatura deve subir e atingir 30ºC. Com isso, mais vendavais podem ocorrer durante a noite de sábado e a madrugada de domingo.
Em São Gabriel, rio está 6,35m metros acima do nível
TEMPORAL
Ainda na quarta-feira, a chuva já havia ultrapassado os 400 milímetros. Segundo Adão Lemos, coordenador da Defesa Civil, as localidades mais atingidas em Santa Maria são a Vila Ecologia, a Vila Ipiranga, a Vila Tropical, o Jockey Clube, o Bairro Tomazetti e o Bairro São José. O Bairro Camobi, que havia sido mais atingido pelo vento, já foi atendido e a situação está sob controle. Cerca de 50 casas tiveram os telhados danificados e receberão lona.